(See the english version at the end of the portuguese version)

segunda-feira, 20 de julho de 2009

TRIMARAN CROWTHER DE 40 PÉS - MACUSHLA

Descansando na poita do Iate Clube do Rio de Janeiro

Em sua poita no ICRJ ao amanhecer


CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
. projetista: Lock Crowther, Austrália
. construtor: engenheiro Alexandre Levi
. compr: 12.00 m (40′)
. linha d água: 10.97 m (36′)
. calado s/bolina: 0.61 m (2′)
. boca: 8.23 m (27′)
. calado c/bolina: 1.83 m (6′)
. combustível: Diesel
. deslocamento: 4.5 tons
. data de construção: 1985

Área vélica contravento
. vela grande: 290 pés quadrados
. Genoa leve nº1: 528 pés quadrados


MOTORIZAÇÃO
YANMAR modelo 3JH2E com 38.7 H.P. diesel e propulsão por hélice MAX PROP embandeirável de 2 pás e diâmetro 17 polegadas, com passo regulável.


Capa da revista Mar Vela e Motor
Construção: profissional de alta qualidade, em cedro escolhido (ainda na árvore) por especialista alemão, com laminado moldado usando o sistema GOUGEON - WEST (Wood Epoxy Saturation Technique) e totalmente revestido externamente com fibra de vidro Burlington /epoxy e reforços localizados de KEVLAR/CARBONO com epoxy. Todo o acabamento interior e exterior em pintura de verniz e esmalte Poliuretano linear (tipo alifático) de 2 componentes.


Manutenção pesada em carreta exclusiva

Arranjo Interno
Casco central:
Três áreas de cabine separadas
• Cabine principal com cozinha, três beliches nas asas e um sofá/dinette conversível para 6 pessoas sentadas ou beliche duplo para casal.
• Cabine de proa com beliche fixo e banheiro (privada, pia e espaço para armazenamento).
• Espaço de popa sob cockpit com beliche fixo.

Cascos Laterais:
Acessíveis através de gaiútas no convés, usados apenas para armazenagem de cargas leves, tais como, espias para cais, defensas, baldes de plástico e material de limpeza, âncora extra, etc.



Divisão interna


.
Cabine principal com meia mesa montada

Cabine principal com dinette conversível em beliche duplo e beliches sobre asas, passagem para cabine proa

Arranjo externo e convés
Casco central com cockpit duplo e auto-esgotante, ficando no poço traseiro o local para o timoneiro e manuseio de escotas, enquanto que no dianteiro usa-se para os passageiros e manuseio de adriças.

O convés do casco central é totalmente envolvido por um sistema de guarda-mancebos duplo, com púlpitos na proa e na popa do casco central. Adicionalmente, existem redes entre os 3 cascos, limitados pelos travessões de ligação, e muito úteis para banho de sol ou para carregar windsurfers e infláveis. Uma escada de aço inoxidável pivotando na extensão de popa, permite o acesso de nadadores ao barco.

Adriças, escotas e gaios são controlados do cockpit.

Poço de âncora auto-esgotante situado na proa do casco central, usado para guardar a âncora principal, sua corrente e respectivo cabo de nylon.

Quatro gaiútas BOMAR de alumínio, permitem a ventilação/acesso às cabines. A ventilação do castelo de popa é efetuada por meio de duas gaiútas moldadas no convés de popa. Três ventiladores flexíveis de PVC da NICRO FICO com suas respectivas caixas Dorade estão localizadas no convés, junto ao mastro para ventilar as cabines principal e de proa, mesmo com as gaiútas fechadas.

EQUIPAMENTOS PRINCIPAIS
Mastro: fabricado pela SPARCRAFT (Califórnia) em extrusão de alumínio, pintado em Poliuretano Alifático com as adriças internas e luz de navegação GUEST no tope do mastro, indicador de vento WINDEX e uma antena de VHF SHAKESPEARE.

Retranca: também fabricado pela SPARCRAFT em alumínio extrudado pintado com esmalte Poliuretano Alifático, com todos os controles da vela grande internos para regular a esteira, o amantilho da retranca e duas forras de rizo.
Adicionalmente, existe uma vela grande de 370 sq.ft., com talas compridas (full-batten) da ELVSTROEM, e uma working jib com 400 pés quadrados, mais recente fabricada pela Quantum Sails, (ambas envergadas na foto abaixo).






VELAS
Dacron Qualidade extra da MCKIBBIN SAILS (Califórnia):
290 sq.ft - vela grande para delivery com três forras de rizo
528 sq.ft - Genoa n.1 leve
500 sq.ft. - Genoa n.2 pesada
338 sq.ft. - Working Jib, a vela de proa mais usada para delivery
163 sq.ft. - Buja n.4 pesada sem uso
82 sq.ft. - Buja de temporal, com costuras triplas sem uso
102 sq.ft. - Vela Grande (storm trysail) de temporal, com costuras triplas sem uso.
Notar que apenas a vela grande, as genoas e a buja tiveram algum uso; as velas menores e de temporal jamais foram usadas.



Acima vela grande e genoa # 1 leve, também usada como reacher em ventos folgados


Headfoil / Furling: instalado em 2006, marca Facnor, França modelo R300 com o cabo de controle no cockpit.
Adriças: cabos pré-esticados importados de dacron SAMSOM (U.S.) PARALAY.

Estaiamento: cabos de aço americanos em aço inox 1x19 de 6 a 10 mm dia. com terminais cônicos NORSEMAN e esticadores de aço inox SCHAEFFER.

Escotas: todas em cabos de dacron SAMSOM (U.S.) PARALAY.

Catracas: ARCO (U.S.) de 2 velocidades em bronze cromado ‑ duas # 48, três # 16 e uma # 10.

Stoppers: SCHAEFFER, dois triplos e dois simples, para as adriças, cabos de içar a bolina, cabos de rizo e cabo do enrolador de Genoa.

Cunhos e mordedores: SCHAEFFER, NICRO FICO e CAM CLEAT.
Moitões: SCHAEFFER, HARKEN e NICRO FICO.

Âncoras: uma (principal) BRUCE de 10 kg, uma (segunda) DANFORTH HI‑TENSILE de 10 kg, 12 metros de corrente galvanizada de 1/4" mais cerca de 100 metros de SAMSOM GOLD‑BRAID de 1/2" especial (de alta elasticidade) para ancoragem. Boa quantidade de espias para atracação.

Gaiútas de convés: BOMAR em alumínio/Lexan – uma grande, duas médias, e outra pequena LEWMAR. Durante a última manutenção pesada, foram substituídos por novos, todos os painéis de Lexan das gaiútas Bomar.

Ventiladores com Dorade: três em PVC flexível de 4" dia. NICRO FICO com seu respectivo labirinto Dorade NICRO FICO em PVC.




Completamente desmontado para manutenção pesada e pintura de fundo


Fogão: de GLP (YANES) com 2 bocas. Não é necessário o uso de cardan...

Torneiras de pia: WHALE WC 6500.

Bombas de esgotamento: Três manuais tipo diafragma HENDERSON MK‑ V para esgotamento dos cascos, uma PAR elétrica 12V com rotor de borracha para lavagem do convés de proa e uma submersível RULE 1750 de 12 Volt com controle automático para esgotar o casco central.

Registros de casco: todos os furos no casco possuem seu registro individual de segurança tipo esfera, marca R.C. MARINE/ FORESPAR fabricados em ZYTEL (plástico de alta resistência da GE) eletricamente inerte, e portanto uma garantia para evitar corrosão.

Traveller da Vela Grande: NICRO FICO para trilho de 1 1/4" com carrinhos duplos de rolamentos.

Trilhos de escotas das velas de proa: NICRO FICO com carrinhos de trava por pino e mola.

Timão: Todo o sistema fornecido pela EDSON Corporation, com pedestal, roda de leme, controles de motor e agulha CONSTELLATION da DANFORTH WHITE.

Propulsão auxiliar: motor 3 cilindros diesel YANMAR modelo 3JH2E com 38.7h.p.,e redução 2.14 equipado com hélice embandeirável (feathering) de 17 polegadas de diâmetro, marca MAX PROP (US). Velocidade cruzeiro aprox. 7.5 nós a 3,000 RPM com consumo aproximado de 3 litros/hora. Dois tanques fixos WEST para diesel com 70 litros cada, significando autonomia superior a 36 horas ou 300 milhas marítimas. Alem disto, mais 2 tanques portáteis de 20 l cada.
Filtragem Racor na linha de diesel e tanques situados acima do nível do motor, para evitar bolhas de ar na linha. O sistema de resfriamento por água é duplo, com um circuito (fechado) de água doce, o qual é resfriado por outro circuito (aberto) de água do mar, com filtragem VETUS (Holanda) em plástico anti-corrosão.
Os controles e indicadores do motor são situados em painel YANMAR cortado na braçola do cockpit com tacômetro, alarmes visual e sonoro para carga elétrica, pressão de óleo e temperatura de água, bem como o desligamento remoto do motor.

Eletrônica / Navegação: ECOBATIMETRO VOYAGER SEAFARER com alarme de profundidade max e min, PILOTO AUTOMATICO AUTOHELM 1000 no cockpit, radio goniômetro SEAFARER SEAFIX 2000, radio VHF sintetizado APELCO VXL‑9000 com 91 canais, autoscan, monitoração automática etc. e alidade MORIN (França) portátil. GPS GARMIN modelo GPSMAP 76 com cabo de alimentação 12v, interface para cartas digitalizadas.

Sistema Elétrico: em 12 Volt DC com duas baterias, sendo uma de 80 AH para o motor e outra de 100 AH para os sistemas auxiliares.


Painel de distribuição elétrico Bristol (veja descrição no texto abaixo)

A energia elétrica com 12 V DC é fornecida pelo alternador de 80A. O alternador carrega ambas as baterias simultaneamente através de um diodo/chave comutadora GUEST. O sistema permite a carga de ambas as baterias ao mesmo tempo, enquanto que controla qual a bateria que alimenta o motor de arranque e/ou qual a bateria que alimenta os sistemas auxiliares de utilidades.Um painel solar no cockpit mantém a carga de ambas as baterias.
O sistema elétrico de utilidades tem sua distribuição por meio de um painel BRISTOL PB‑1100 com circuitos separados, todos devidamente protegidos por respectivos disjuntores, mais indicação de voltagem e amperagem para ambos as correntes, alternada AC e continua DC, a condição de cada bateria e luz indicadora de polaridade reversa. Para a corrente continua de 12V existem duas tomadas separadas polarizadas na cabine. O sistema de instrumentos eletrônicos possui seu painel de distribuição independente e com fusíveis de proteção com ação rápida.

Iluminação Externa: Luzes de Navegação no tope do mastro GUEST constando de navegação, luz de ancorado e de convés, além da estroboscopica. Holofote portátil de alta potência GUEST conectado às tomadas polarizadas. Iluminação separada para o cockpit quando ancorado.

Iluminação Interna: toda em 12 Volt DC da GUEST em luzes fluorescente e incandescente (providas de luzes brancas normais e vermelhas para visão noturna).

Sistema Hidráulico de água doce: Quatro tanques separados com uma capacidade total de 200 litros (sendo três infláveis VETUS e dois fixos em WEST) todos controlados por barrilete de distribuição com registros independentes de esfera em plástico R.C MARINE.

Torneiras de água doce na pia da cozinha e na do banheiro, alimentados por meio de bombas de pé WHALE. Chuveiro de água doce na popa, alimentado por bomba de rotor de borracha. Por razões de segurança, a bomba de diafragma manual HENDERSON MK‑V foi padronizada em todo o barco, para o esgotamento dos três cascos. WC marinizado da PAR‑ATWOOD acionado por bomba manual de água salgada.


Sistemas Especiais de Segurança
Durante a construção do MACUSHLA 5 foram empregadas recomendações de seu experiente projetista, do American Boat and Yacht Council Safety Standards bem como as especificações e recomendações do Australian Multihull Committee para a IYRU, englobando:

Problema = Perda de tripulante ao mar
Solução = Todo o convés do casco central (área de manobras) é completamente cercado por um sistema de guarda mancebos duplo, com púlpitos na proa e na popa. O sistema é reforçado por meio de estacas de grande altura e estaiado por cabos de aço, tensionados para os cascos laterais na altura dos travessões, permitindo uma rigidez até então única dos cabos de aço, que são recobertos de plástico. Além disto, existem redes de segurança entre os três cascos, limitadas pelos travessões. Em cada bordo, estão poderosas alças de fixação que prendem cabos de aço no exterior das redes, além daqueles longitudinais e ao longo do casco central para os cintos de segurança.
De acordo com os regulamentos de segurança, existem 8 salva vidas e um completo kit de homem ao mar (MOB/man overboard pole, 2 bóias ferradura e uma luz GUEST MOB).

Problema = Dano na máquina de leme
Solução = Dentro da gaiúta de popa, pode-se encontrar uma cana de leme de emergência, rapidamente conectável ao eixo do leme por meio de um simples sistema de parafuso e porca.

Problema = Prevenção contra vazamentos
Solução = Todos os furos no casco possuem seu respectivo registro de ação rápida tipo esfera, fabricado em ZYTEL, um plástico de alta resistência da GE Engineering Plastics. O ZYTEL além de ser um plástico de alta resistência, não sofre nenhuma ação de corrosão por água salgada, donde inexiste a possibilidade de prender via corrosão, as válvulas (evento tão comum quanto danoso e ocorrendo com frequência preocupante em registros de bronze).
Para a possibilidade de furos no casco, existem diversos sistemas de esgotamento paralelos e independentes nos três cascos, todos controlados do casco central. Duas bombas elétricas, uma ativada automaticamente (RULE) e outra ativada manualmente (PAR‑ATWOOD) para o esgotamento do casco central. Adicionalmente, duas outras bombas (tipo diafragma) manuais de alta capacidade marca HENDERSON MK‑V, uma controlada junto ao local do timoneiro e outra na cabine de proa. Outra HENDERSON MK‑V também localizada na cabine de proa que esgota ambos os cascos laterais, via uma válvula seletora plástica da R.C. MARINE. O chuveiro de convés também é alimentado por uma outra bomba igual, de tal forma que qualquer das Henderson pode ser usada para casos de emergência.
Problema = contra vazamentos de gás
Solução = O fogão queima LPG e toda a carga de gás está distribuída em diversos tanques separados. Os mesmos são localizados em segurança, fora da cabine do casco central, dentro de um compartimento separado e estanque e drenando qualquer eventual vazamento de gás para o mar e sob a asa. De qualquer modo, além da válvula cônica normal existente na saída do tanque em uso, também existe outra válvula de ação rápida junto ao fogão, permitindo o rápido fechamento de gás de dentro da cabine.

Problema = Problemas elétricos
Solução = Instalação elétrica foi super-dimensionada em diâmetro de fios e todos os circuitos são protegidos por disjuntores. Como ambas as baterias são de maior capacidade ( 80 e 100 AH) que o normal, caso alguma das baterias falhe, a outra pode tranquilamente assumir a partida do motor e garantir a geração de energia a bordo. E o painel solar gerencia e mantém carregadas ambas as baterias.
Problema = Contra acidentes noturnos causados por má visibilidade
Solução = além da habitual luz de convés localizada no mastro e apontando para baixo, existe também uma luz estroboscópica para emergência. Desta forma, o MACUSHLA 5 pode ser facilmente visível por qualquer embarcação em rumo de colisão. E não devemos esquecer o farol manual GUEST conectado a uma das tomadas polarizadas de 12 Volt DC.

Informações adicionais
O MACUSHLA 5 foi construído profissionalmente para meu próprio uso, segundo o sistema WEST, e usando cedro escolhido, cortado em lâminas de 2.5 mm, as quais foram impregnadas e coladas com resina epoxy CIBA GEIGY. Seu exterior foi totalmente revestido com Tecido de FiberGlass 4-onças da BURLINGTON Fiberglass Corp, além de reforços localizados em KEVLAR e FIBRA de CARBONO. Todas as peças de madeira foram coladas com epoxy e impregnadas com, ao menos, 4 camadas de epoxy e todos os cantos exteriores e interiores foram tupiados e arredondados com gabaritos. O cedro usado em sua construção foi escolhido por especialista alemão, desde a seleção das árvores empregadas, que foram secadas naturalmente por mais que 3 anos.

Além de sua respectiva função original, todos os móveis, partições, pisos e partes fixas foram também usadas como estruturas de reforço. Todas as extremidades externas e cantos em geral foram laminados com quinas de madeira mais dura (mogno e/ou peroba). Não existe nenhuma peça sólida do barco com maior espessura que não tenha sido laminada com epoxy, portanto evitando tensões internas e também aumentando sua resistência mecânica. Todo os acabamentos exterior e interior foram revestidos profissionalmente com tinta poliuretano linear (alifático) e as superfícies anti derrapantes possuem microspheres e sílica peneirada dentro da tinta.
Quanto á performance, o MACUSHLA 5 é um dos mais rápidos barcos de cruzeiro da região, e foi bem sucedido inclusive em diversas regatas em que participou. O contravento do MACUSHLA 5 vai até o ângulo de 90 graus entre bordos (45 graus com o vento real), com uma velocidade máxima para vante de 9 nós e seu potencial total no vento folgado ainda não foi atingido, apesar de já ter alcançado velocidade de quase 18 nós.

Em resumo, o MACUSHLA 5 é uma verdadeira obra de arte, nenhuma despesa foi poupada e nenhum compromisso aceito na seleção dos equipamentos ou em sua construção. O MACUSHLA 5 tem sido velejado desde seu lançamento ao mar em Agosto de 1985 e mantido em absoluta condição de conservação perfeita, tal como uma obra prima merece.
Projeto de Lock Crowther
Corte transversal e longitudinal

Macushla

Minha foto
telefones: 55 21 7122 6042 / 55 21 2556 2306 email: alevi@alevi.com.br

Seguidores